A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas
Resumen
A discussão sobre a formação do professor ganha novos contornos, hoje, ao ser associada à modalidade de educação a distância. Por quê? Inicialmente, nos propomos analisar práticas discursivas hegemônicas de mudanças na ação pedagógica e de (re)significação da mesma em relação à formação do professor, ao gerenciamento da escola e ao uso das novas tecnologias. Neste movimento inserem-se as propostas de formação e treinamento a distância, em expansão acelerada a partir do final da década de 90. O que nos propomos, num segundo momento, é analisar, no percurso da experiência do Núcleo de Educação Aberta e a Distância (Nead) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na formação de professores, algumas "práticas" consideradas como explicativas da sua consolidação, no sentido de (res)significarmos discursos sobre a formação do professor. Palavras-chave: fomação de professores; educação a distância. Abstract The discussion about teachers' training has gained new outlines nowadays, when being associated with distance learning. Why is it so? Initially, we intend to analyze discursive hegemonic practices, which produce changes in pedagogical actions and of (re)signification of it in relation to teacher's training, to the school's management and to the use of new technologies. In this movement, it was included the formation and distance training propositions, which have grown extensively since the end of 90's. What we intend in a second stage is to analyze, on the basis of the experiment of the Open and Distance Education Group of the Federal University of Mato Grosso in teachers' training, some "practices" considered as explanatory of its consolidation, in the sense of (re)signifying discourses about teachers' training. Keywords: teachers' training; distance education.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2001
Cómo citar
PRETI, O. A formação do professor na modalidade a distância: (des)construindo metanarrativas e metáforas. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dic. 2001.
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.