A importância das estatísticas como instrumento de construção da modernidade educativa no Brasil – décadas de 1930 e 1940

  • Natália Gil

Resumo

Busca recuperar o processo pelo qual as estatísticas educacionais afirmaram-se como instrumento privilegiado de orientação da gestão pública do ensino brasileiro, durante o governo Vargas. Para tanto, foram sistematizadas as iniciativas que resultaram na consolidação de um sistema nacional de coleta e análise das estatísticas de educação e descritas as funções atribuídas aos números nos discursos oficiais que circularam no período. Palavras-chave: história da educação; estatísticas educacionais; imprensa periódica; discurso educacional. Abstract This article aims at retrieving the process by which the educational statistic data were defined as a privileged tool for the orientation of Brazilian educational policies, during Vargas government. In order to that, the initiatives to build a national apparatus of educational statistics collection and analysis were put together, and the functions of the figures at the speeches during the period analysed were described. Keywords: history of education; educational statistics; periodic press; educational speech.

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Publicado
01-12-2005
Como Citar
GIL, N. A importância das estatísticas como instrumento de construção da modernidade educativa no Brasil – décadas de 1930 e 1940. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dez. 2005.
Seção
Estudos