A importância das estatísticas como instrumento de construção da modernidade educativa no Brasil – décadas de 1930 e 1940
Resumen
Busca recuperar o processo pelo qual as estatísticas educacionais afirmaram-se como instrumento privilegiado de orientação da gestão pública do ensino brasileiro, durante o governo Vargas. Para tanto, foram sistematizadas as iniciativas que resultaram na consolidação de um sistema nacional de coleta e análise das estatísticas de educação e descritas as funções atribuídas aos números nos discursos oficiais que circularam no período. Palavras-chave: história da educação; estatísticas educacionais; imprensa periódica; discurso educacional. Abstract This article aims at retrieving the process by which the educational statistic data were defined as a privileged tool for the orientation of Brazilian educational policies, during Vargas government. In order to that, the initiatives to build a national apparatus of educational statistics collection and analysis were put together, and the functions of the figures at the speeches during the period analysed were described. Keywords: history of education; educational statistics; periodic press; educational speech.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2005
Cómo citar
GIL, N. A importância das estatísticas como instrumento de construção da modernidade educativa no Brasil – décadas de 1930 e 1940. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dic. 2005.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.