Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória
Resumo
Focaliza a infância na perspectiva de Walter Benjamin e a importância de sua obra para a compreensão do papel da subjetividade no pensamento infantil e na formação do educador. A partir do livro Infância em Berlim por volta de 1900 (Berliner Kindheit), são abordados os temas: cidade e memória, leitura e escrita e escrita e oralidade. Palavras-chave: infância; memória; leitura; escrita; oralidade. This article focuses on childhood in Walter Benjamin’s perspective and the importance of his work for understanding the role of subjectivity in children’s thinking and the training of educators. On the basis of his book Childhood in Berlin around 1900 (Berliner Kindheit) the following themes are dealt with: city and memory, reading and writing, and writing and orality. Keywords: childhood, memory, reading, writing and orality.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
30-06-2008
Como Citar
D’ANGELO, M. Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.