Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória
Resumen
Focaliza a infância na perspectiva de Walter Benjamin e a importância de sua obra para a compreensão do papel da subjetividade no pensamento infantil e na formação do educador. A partir do livro Infância em Berlim por volta de 1900 (Berliner Kindheit), são abordados os temas: cidade e memória, leitura e escrita e escrita e oralidade. Palavras-chave: infância; memória; leitura; escrita; oralidade. This article focuses on childhood in Walter Benjamin’s perspective and the importance of his work for understanding the role of subjectivity in children’s thinking and the training of educators. On the basis of his book Childhood in Berlin around 1900 (Berliner Kindheit) the following themes are dealt with: city and memory, reading and writing, and writing and orality. Keywords: childhood, memory, reading, writing and orality.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
30-06-2008
Cómo citar
D’ANGELO, M. Infância em Berlim: expedições às profundezas da memória. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 221, 30 jun. 2008.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.