Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais

  • Candido Gomes Universidade Católica de Brasília
  • Fernando Mariano Consultoria Legislativa do Senado Federal
  • Adriana de Oliveira Universidade Católica de Brasília
  • Alessandro Barbosa Universidade Católica de Brasília
  • José Hilton Sousa Universidade Católica de Brasília
  • Nidolf Friedrich Universidade Católica de Brasília

Resumo

O reforço e o fracasso escolares coexistem como faces da mesma moeda: um sistema educacional excludente e de qualidade discutível. Assim, o reforço merece ser pesquisado, inclusive por envolver um custo a mais para a sociedade e os cidadãos. Na perspectiva de mensurar os gastos familiares com essa atividade foi realizada pesquisa exploratória com alunos do ensino médio de uma escola pública e outra particular, do Distrito Federal. Os resultados apontam diferenças significativas nos gastos com reforço escolar, conforme a dependência administrativa da escola, indicando mais um fator de desigualdade social e educacional. Ao contrário da literatura, não foi encontrada relação entre o nível de escolaridade da mãe e os gastos em reforço escolar. Assim como em Portugal, o reforço é um meio de promover o sucesso, sobretudo em exames competitivos, suprindo lacunas da escola regular.

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Publicado
29-06-2010
Como Citar
GOMES, C.; MARIANO, F.; OLIVEIRA, A. DE; BARBOSA, A.; SOUSA, J. H.; FRIEDRICH, N. Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Seção
Estudos