Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais
Resumen
O reforço e o fracasso escolares coexistem como faces da mesma moeda: um sistema educacional excludente e de qualidade discutível. Assim, o reforço merece ser pesquisado, inclusive por envolver um custo a mais para a sociedade e os cidadãos. Na perspectiva de mensurar os gastos familiares com essa atividade foi realizada pesquisa exploratória com alunos do ensino médio de uma escola pública e outra particular, do Distrito Federal. Os resultados apontam diferenças significativas nos gastos com reforço escolar, conforme a dependência administrativa da escola, indicando mais um fator de desigualdade social e educacional. Ao contrário da literatura, não foi encontrada relação entre o nível de escolaridade da mãe e os gastos em reforço escolar. Assim como em Portugal, o reforço é um meio de promover o sucesso, sobretudo em exames competitivos, suprindo lacunas da escola regular.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
29-06-2010
Cómo citar
GOMES, C.; MARIANO, F.; OLIVEIRA, A. DE; BARBOSA, A.; SOUSA, J. H.; FRIEDRICH, N. Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 91, n. 227, 29 jun. 2010.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.