Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais
Abstract
O reforço e o fracasso escolares coexistem como faces da mesma moeda: um sistema educacional excludente e de qualidade discutível. Assim, o reforço merece ser pesquisado, inclusive por envolver um custo a mais para a sociedade e os cidadãos. Na perspectiva de mensurar os gastos familiares com essa atividade foi realizada pesquisa exploratória com alunos do ensino médio de uma escola pública e outra particular, do Distrito Federal. Os resultados apontam diferenças significativas nos gastos com reforço escolar, conforme a dependência administrativa da escola, indicando mais um fator de desigualdade social e educacional. Ao contrário da literatura, não foi encontrada relação entre o nível de escolaridade da mãe e os gastos em reforço escolar. Assim como em Portugal, o reforço é um meio de promover o sucesso, sobretudo em exames competitivos, suprindo lacunas da escola regular.Downloads
Download data is not yet available.
Published
29-06-2010
How to Cite
GOMES, C.; MARIANO, F.; OLIVEIRA, A. DE; BARBOSA, A.; SOUSA, J. H.; FRIEDRICH, N. Reforço escolar: gastos e desigualdades sociais. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 91, n. 227, 29 Jun. 2010.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.