Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas
Resumo
Analisa os dados coletados na pesquisa “Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil”, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas e pelo Instituto Protagonistés, com duplo objetivo: 1) identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 35 unidades escolares de ensino médio localizadas nos Estados do Acre, do Ceará, do Paraná e de São Paulo, notadamente os relacionados às práticas que mais se associam ao sucesso escolar de seus alunos; 2) analisar alguns aspectos das atuais políticas públicas para o ensino médio e a percepção dos atores com elas envolvidos, com vista a fomentar uma análise crítica que permita discutir alguns aspectos nodais dessas políticas. O estudo quali-quantitativo revelou experiências distintas e interessantes nos diversos Estados, no entanto optou-se por apresentar neste texto as melhores práticas recorrentes e os pontos mais críticos das políticas observadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
15-04-2011
Como Citar
SILVA, R.; DAVIS, C.; TARTUCE, G.; NUNES, M. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.