Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas
Abstract
Analisa os dados coletados na pesquisa “Melhores práticas em escolas de ensino médio no Brasil”, desenvolvida pela Fundação Carlos Chagas e pelo Instituto Protagonistés, com duplo objetivo: 1) identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 35 unidades escolares de ensino médio localizadas nos Estados do Acre, do Ceará, do Paraná e de São Paulo, notadamente os relacionados às práticas que mais se associam ao sucesso escolar de seus alunos; 2) analisar alguns aspectos das atuais políticas públicas para o ensino médio e a percepção dos atores com elas envolvidos, com vista a fomentar uma análise crítica que permita discutir alguns aspectos nodais dessas políticas. O estudo quali-quantitativo revelou experiências distintas e interessantes nos diversos Estados, no entanto optou-se por apresentar neste texto as melhores práticas recorrentes e os pontos mais críticos das políticas observadas.Downloads
Download data is not yet available.
Published
15-04-2011
How to Cite
SILVA, R.; DAVIS, C.; TARTUCE, G.; NUNES, M. Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 92, n. 230, 15 Apr. 2011.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.