Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar

  • Flávia Siqueira Faculdade de Educação da USP

Abstract

Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
15-04-2011
How to Cite
SIQUEIRA, F. Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 92, n. 230, 15 Apr. 2011.
Section
Estudos