Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar

  • Flávia Siqueira Faculdade de Educação da USP

Resumo

Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.

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Publicado
15-04-2011
Como Citar
SIQUEIRA, F. Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Seção
Estudos