Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar
Resumen
Objetiva realizar uma reflexão crítica acerca das possíveis contribuições que o conceito de psicanálise aplicada pode oferecer para descrição e exame do cotidiano escolar. Apresenta algumas de suas definições e empregos ao longo da história do movimento psicanalítico, além de nossa própria compreensão do termo, evidenciando a viabilidade de um método psicanalítico de investigação das formas de enlaçamento social no contexto educacional. Procura articular os aspectos metodológicos e operatórios do conceito, principalmente a partir de escritos de Freud, a textos que refletem sobre a produção científica no âmbito da educação, especialmente os publicados por José Mário Pires Azanha. Conclui que a partir do conceito de psicanálise aplicada é possível compreender os elementos que tornam particulares as interações entre os agentes escolares, em suas atividades cotidianas, em relação aos seus funcionamentos psíquicos.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
15-04-2011
Cómo citar
SIQUEIRA, F. Psicanálise aplicada ao estudo do cotidiano escolar. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 92, n. 230, 15 abr. 2011.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.