Pesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo

  • Mirian Abreu Alencar Nunes Universidade Estadual do Piauí (UEPI). Teresina, Piauí, Brasil.
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos, medida socioeducativa, saberes do docente.

Resumo

Este artigo apresenta discussões preliminares de pesquisa de doutorado que tem como temática os saberes docentes e visa ao aprofundamento de estudos referentes à educação de jovens e adultos desenvolvida com adolescentes em conflito com a lei.  Realiza investigação com professores que atuam em uma unidade que abriga adolescentes privados de liberdade e que é norteada pela questão-problema: qual a relação existente entre os saberes docentes mobilizados em espaço socioeducativo e a contribuição para a formação cidadã de adolescentes privados de liberdade? No intuito de aliar pesquisa e formação, são utilizados os pressupostos da pesquisa colaborativa, adotando como procedimento metodológico para a produção dos dados as narrativas dos diálogos das oficinas de formação. Os resultados mostram a relevância da pesquisa-formação como ferramenta que possibilita o avanço do conhecimento de forma colaborativa e articula teoria e prática profissional, favorecendo a autoformação na docência socioeducativa. 

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Biografia do Autor

Mirian Abreu Alencar Nunes, Universidade Estadual do Piauí (UEPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado
17-04-2019
Como Citar
ABREU ALENCAR NUNES, M.; CARVALHO MOURA, M. DA G. Pesquisa-formação: díade que permeia o exercício da docência em contexto socioeducativo. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, 17 abr. 2019.
Seção
Relatos de Experiência