Editorial

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Resumo

A ampla difusão dos meios informáticos de comunicação e das bases de dados eletrônicas, de um lado, e a busca constante de racionalização de custos de produção dos periódicos científicos, de outro, têm feito com que um número crescente de publicações acadêmicas renuncie às coleções impressas, mantendo apenas versões digitais. Essa estratégia tem como principal consequência negativa a limitação da veiculação dos periódicos naquelas localidades e instituições ainda mal servidas de acesso público e rápido à rede mundial de computadores, motivo pelo qual a RBEP procura manter edições impressas e digitais, distribuídas para centenas de instituições de ensino superior, secretarias de estado de educação, grupos de pesquisa, dentre outras instituições que manifestam seu interesse em receber a Revista, cuja tiragem impressa é de dois mil exemplares. Outra consequência da distribuição exclusivamente digital dos periódicos científicos é a progressiva perda de importância relativa das coleções, volumes, dossiês e números, e a primazia do artigo isolado, acessado diretamente nas bases de dados eletrônicos a partir de pesquisas por autor, título ou palavras chave.

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Publicado
09-05-2018
Como Citar
CIENTÍFICA, E. Editorial. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 251, 9 maio 2018.
Seção
Editorial