Sistema e Plano Nacional de Educação: notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento

  • Maria Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Silvia Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Vera Peroni Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Problematiza as articulações entre o Sistema Nacional de Educação (SNE) e o Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), analisando a legislação educacional e os documentos da Conferência Nacional de Educação (Conae 2010), cotejados com as fontes secundárias. Nesse processo, destacam-se três contradições: a primeira inclui a definição acerca do que seria o SNE; a segunda, as relações entre público e privado, mostrando a ascendência deste último na política educacional; e a terceira abrange o financiamento, revelando um Estado que atende o mercado e administra com escassez monetária.

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Publicado
04-01-2013
Como Citar
FERNANDES, M.; BRITO, S.; PERONI, V. Sistema e Plano Nacional de Educação: notas sobre conceituação, relação público-privado e financiamento. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 235, 4 jan. 2013.
Seção
Estudos