A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
Resumo
O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
22-08-2012
Como Citar
ANDRÉ, M.; DA CRUZ, G. A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 234, 22 ago. 2012.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.