A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010)
Resumen
O texto foi estruturado em três partes. Inicialmente faz-se uma discussão sobre o movimento de constituição do campo da Didática no Brasil, tomando como referência resultados de pesquisas e dados de estados da arte. Discutem-se ainda questões polêmicas, como a da dispersão versus diversificação temática nas produções do campo, assim como a dificuldade de concretização da Didática Fundamental versus a negação da Didática Instrumental. Na segunda parte são apresentados os textos da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) e uma contextualização do período em que foram produzidos esses trabalhos. Na terceira parte são discutidos os resultados da análise, organizados em quatro eixos: a Didática enquanto campo de estudos; a Didática enquanto disciplina de cursos de formação docente; conhecimentos didáticos nas práticas didáticas em contextos escolares e não escolares; temas correlatos à Didática. Nas conclusões são retomados os questionamentos relativos às tensões presentes no campo.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
22-08-2012
Cómo citar
ANDRÉ, M.; DA CRUZ, G. A produção do conhecimento didático na Rbep (1998-2010). Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 93, n. 234, 22 ago. 2012.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.