A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011

  • Aida Silva
  • Zélia Porto

Resumo

Apresenta um balanço da produção científica de temáticas de ensino fundamental e alfabetização em 22 artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2011. Tem como objetivo identificar as tendências e as características dos estudos e a relação com o contexto social, econômico e político do País nessas décadas. Foi possível identificar o tema predominante no debate educacional e presente na produção examinada – educação de qualidade como direito de todos e os processos de universalização do acesso. A partir da análise dos artigos, três grandes categorias em torno das quais se organiza a produção em estudo sintetizaram aspectos privilegiados conforme seu aparecimento nos artigos: 1) o acesso e a qualidade do ensino fundamental e os diagnósticos sobre as políticas educacionais; 2) a alfabetização e o letramento; 3) temáticas emergentes que perpassam o ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
22-08-2012
Como Citar
SILVA, A.; PORTO, Z. A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 93, n. 234, 22 ago. 2012.
Seção
Estudos