A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011
Abstract
Apresenta um balanço da produção científica de temáticas de ensino fundamental e alfabetização em 22 artigos publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (Rbep) no período de 1998 a 2011. Tem como objetivo identificar as tendências e as características dos estudos e a relação com o contexto social, econômico e político do País nessas décadas. Foi possível identificar o tema predominante no debate educacional e presente na produção examinada – educação de qualidade como direito de todos e os processos de universalização do acesso. A partir da análise dos artigos, três grandes categorias em torno das quais se organiza a produção em estudo sintetizaram aspectos privilegiados conforme seu aparecimento nos artigos: 1) o acesso e a qualidade do ensino fundamental e os diagnósticos sobre as políticas educacionais; 2) a alfabetização e o letramento; 3) temáticas emergentes que perpassam o ensino fundamental.Downloads
Download data is not yet available.
Published
22-08-2012
How to Cite
SILVA, A.; PORTO, Z. A alfabetização e o ensino fundamental: um balanço dos estudos no período de 1998 a 2011. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 234, 22 Aug. 2012.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.