Bullying: uma profecia autorrealizável?

Palavras-chave: bullying, sociologia da educação, violência na escola.

Resumo

Após 50 anos de pesquisa, podem ser identificadas pelo menos três grandes tendências que aumentam a complexidade do fenômeno do assédio escolar e dificultam sua avaliação objetiva: a disparidade dos resultados dos estudos, a dificuldade para sustentar teórica e empiricamente a hipótese do aumento da violência e os obstáculos para implementar a solução jurídica. Como resultado, a imagem que alguns acadêmicos têm, assim como a opinião pública, pode estar distorcida. Em ambos os casos, interpreta-se uma tendência altista pouco comprovada e isso poderia ser devido a fatores espúrios, tais como o interesse em incentivar um mercado editorial e empresarial, algo que permitiria entender as inconsistências de várias propostas e fórmulas de intervenção e prevenção.

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Biografia do Autor

Fernando Gil Villa, Universidad de Salamanca (USAL). Salamanca, Castilla y León, España.

Doctor en Sociología por la Universidad Complutense de Madrid. Campus de Somosaguas, Madrid, España.

Publicado
20-12-2018
Como Citar
GIL VILLA, F. Bullying: uma profecia autorrealizável? . Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 253, 20 dez. 2018.
Seção
Estudos