Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial : recursos para a renovação do ensino de História e Geografia do Brasil
Resumo
As plantas e vistas dos centros urbanos reunidas no livro Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial são, ao mesmo tempo, obras-de-arte e documentos preciosos para o conhecimento da Historia e da Geografia do País. O artigo mostra a importância desses desenhos, como instrumentos de trabalho para os professores dessas e de outras matérias. A publicacão do livro foi acompanhada da edicão de um CD-ROM e de uma coleção de posters, destinados a apoiar o trabalho de pesquisadores e professores. Palavras-chave: história do Brasil; urbanismo; cartografia histórica; Brasil Colônia Abstract The plans and views of urban centers gathered in the book Imagens de Vilas e Cidades do Brasil Colonial (Images of Villages and Cities of the Colonial Brazil) are, at the same time, masterpieces and precious documents for the knowledge of the Geography and the History of the country. The article shows the importance of these drawings, as work instruments for geography and history teachers, and other subjects. The publication of the book comes with the edition of a CD-ROM and a collection of posters, intended to give support to the work of researchers and teachers of all regions of Brazil. Keywords: History of Brazil; urbanism; historical cartography; Colonial Brazil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
01-06-2000
Como Citar
FILHO, N. G. R. Imagens de vilas e cidades do Brasil Colonial : recursos para a renovação do ensino de História e Geografia do Brasil. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 198, 1 jun. 2000.
Edição
Seção
CIBEC
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.