Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise

  • Mirian Paura Grinspun (UERJ)

Resumo

Trata dos novos paradigmas em educação, a partir da concepção atual do que se entende por conhecimento, realidade e cidadania. Apresenta uma reflexão sobre paradigmas, discutindo seu significado na dimensão de Kuhn e nas tendências contemporâneas de educação. Identificando três eixos paradigmáticos, o estudo questiona o contexto histórico-social-cultural, com o qual a educação mantém estreita relação, o que levará a uma nova percepção da própria educação. Os eixos são os seguintes: a objetividade, mostrando a questão do conhecimento e da interdisciplinaridade; a subjetividade, evidenciando os valores, atitudes e interesses que são inerentes ao sujeito; e a totalidade, unindo os diferentes aspectos que se apresentam na formação "por inteiro" do cidadão. Dados o novo tecido social, a nova concepção de realidade, os novos avanços científicos tecnológicos, as novas tendências sociais e culturais, devemos buscar, também, os novos paradigmas em educação, para o presente e visando ao futuro da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
01-12-1994
Como Citar
GRINSPUN, M. P. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 75, n. 179-80-81, 1 dez. 1994.
Seção
Questão em debate