Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise
Resumen
Trata dos novos paradigmas em educação, a partir da concepção atual do que se entende por conhecimento, realidade e cidadania. Apresenta uma reflexão sobre paradigmas, discutindo seu significado na dimensão de Kuhn e nas tendências contemporâneas de educação. Identificando três eixos paradigmáticos, o estudo questiona o contexto histórico-social-cultural, com o qual a educação mantém estreita relação, o que levará a uma nova percepção da própria educação. Os eixos são os seguintes: a objetividade, mostrando a questão do conhecimento e da interdisciplinaridade; a subjetividade, evidenciando os valores, atitudes e interesses que são inerentes ao sujeito; e a totalidade, unindo os diferentes aspectos que se apresentam na formação "por inteiro" do cidadão. Dados o novo tecido social, a nova concepção de realidade, os novos avanços científicos tecnológicos, as novas tendências sociais e culturais, devemos buscar, também, os novos paradigmas em educação, para o presente e visando ao futuro da sociedade.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-1994
Cómo citar
GRINSPUN, M. P. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 75, n. 179-80-81, 1 dic. 1994.
Sección
Cuestión en debate
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.