Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise
Abstract
Trata dos novos paradigmas em educação, a partir da concepção atual do que se entende por conhecimento, realidade e cidadania. Apresenta uma reflexão sobre paradigmas, discutindo seu significado na dimensão de Kuhn e nas tendências contemporâneas de educação. Identificando três eixos paradigmáticos, o estudo questiona o contexto histórico-social-cultural, com o qual a educação mantém estreita relação, o que levará a uma nova percepção da própria educação. Os eixos são os seguintes: a objetividade, mostrando a questão do conhecimento e da interdisciplinaridade; a subjetividade, evidenciando os valores, atitudes e interesses que são inerentes ao sujeito; e a totalidade, unindo os diferentes aspectos que se apresentam na formação "por inteiro" do cidadão. Dados o novo tecido social, a nova concepção de realidade, os novos avanços científicos tecnológicos, as novas tendências sociais e culturais, devemos buscar, também, os novos paradigmas em educação, para o presente e visando ao futuro da sociedade.Downloads
Download data is not yet available.
Published
01-12-1994
How to Cite
GRINSPUN, M. P. Os novos paradigmas em educação: os caminhos viáveis para uma análise. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 75, n. 179-80-81, 1 Dec. 1994.
Section
Questão em debate
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.