Duas décadas da Política Nacional de Educação Ambiental: percepções de professores no contexto de uma escola pública de Pernambuco

Palavras-chave: estudo de caso, política ambiental, prática de educação ambiental

Resumo

O artigo é um relato de experiência e tem como objetivo compreender as percepções que um grupo de professores da educação básica possui acerca do texto da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea) e apresentar uma metodologia aplicada à análise e discussão coletiva do texto da lei em um contexto de formação continuada de professores. O estudo fez parte de uma pesquisa de mestrado que investigou processos de construção de significados referentes à Pnea durante a elaboração de um projeto curricular de educação ambiental (EA) no contexto da escola. A metodologia empregada incluiu a leitura coletiva e reflexiva do texto da política, usando situações fictícias para suscitar o debate. A análise dos dados dialoga com referenciais teóricos da vertente crítica da EA. Como principais resultados, notamos que os participantes tendem a considerar a lei um documento acabado a ser implementado de modo direto na prática. Poucos professores emitiram posicionamentos críticos a respeito da Pnea. A forma de inserção da EA em contextos escolares, a formação de professores em EA, a fiscalização do cumprimento das orientações da Pnea e a participação ativa da sociedade nos problemas ambientais foramos temas que emergiram com maior intensidade nas discussões entre os professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, Pernambuco, Brasil. 

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, São Paulo, Brasil.

Publicado
20-09-2020
Como Citar
NUNES DE FARIAS FILHO, E.; DE OLIVEIRA FARIAS, C. R. Duas décadas da Política Nacional de Educação Ambiental: percepções de professores no contexto de uma escola pública de Pernambuco. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 258, p. 22, 20 set. 2020.
Seção
Relatos de Experiência