Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão

Palavras-chave: declaração de missão; identidade organizacional; linguística de corpus; missão da universidade

Resumo

Este artigo investigou se as características institucionais das universidades brasileiras estão refletidas em suas declarações de missão. Com suporte em técnicas de linguística de corpus, foram identificados os termos mais frequentes e suas coocorrências, assim como foram realizadas pesquisas de palavras-chaves em contexto, usando a ferramenta Voyant Tools. Os resultados revelaram diferenças entre universidades públicas e privadas, com as primeiras enfatizando compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social e sustentável, e as últimas conferindo maior destaque à formação profissional. Em média, a declaração de missão das universidades privadas é menor, mas possui maior diversidade lexical. Nas universidades públicas, há menos referência a valores corporativos, como o empreendedorismo. Esses resultados corroboram os de estudos realizados em outros países. Nas declarações de missão das universidades brasileiras, entretanto, há menos menções à internacionalização e à pesquisa, em comparação às estrangeiras.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Lincon Rodrigues Dias Simões, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Fortaleza, Ceará, Brasil

Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, Ceará, Brasil.

Francisco Lindomar de Lima Silva, Faculdade do Maciço de Baturité (FMB). Baturité, Ceará, Brasil

Graduado em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Teresina, Piauí, Brasil.

Publicado
20-12-2023
Como Citar
MARTINS LIMA, M. A.; RODRIGUES DIAS SIMÕES, L.; LINDOMAR DE LIMA SILVA, F. Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5529, 20 dez. 2023.
Seção
Estudos