Reflexos da identidade organizacional das universidades brasileiras em suas declarações de missão
Resumo
Este artigo investigou se as características institucionais das universidades brasileiras estão refletidas em suas declarações de missão. Com suporte em técnicas de linguística de corpus, foram identificados os termos mais frequentes e suas coocorrências, assim como foram realizadas pesquisas de palavras-chaves em contexto, usando a ferramenta Voyant Tools. Os resultados revelaram diferenças entre universidades públicas e privadas, com as primeiras enfatizando compromisso com a cidadania e o desenvolvimento social e sustentável, e as últimas conferindo maior destaque à formação profissional. Em média, a declaração de missão das universidades privadas é menor, mas possui maior diversidade lexical. Nas universidades públicas, há menos referência a valores corporativos, como o empreendedorismo. Esses resultados corroboram os de estudos realizados em outros países. Nas declarações de missão das universidades brasileiras, entretanto, há menos menções à internacionalização e à pesquisa, em comparação às estrangeiras.
Downloads
Copyright (c) 2023 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.