Saberes docentes para uma pedagogia do sentido na vida
Resumo
Sentido na vida, um aspecto essencial na vida humana, tem sido progressivamente inserido na esfera educativa, mas sem a adequada discussão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes específicos necessários para o professor que o ensina. Este artigo apresenta resultados de uma investigação que objetivou identificar saberes docentes necessários para uma pedagogia do sentido na vida. O estudo empregou pesquisa documental de casos de ensino analisados e escritos por dez professores participantes de um curso de formação centrado na pedagogia do sentido na vida. Uma análise temática desses documentos revelou oito saberes docentes fundamentais: 1) considerar a pessoa integral; 2) aguçar a consciência; 3) ensinar a escolher; 4) dialogar; 5) contextualizar o conteúdo curricular com o mundo circundante do estudante; 6) encontrar sentido na docência; 7) ser resiliente; 8) desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Esses achados podem orientar a formulação de políticas e programas educacionais que ressaltem a importância do sentido na vida para a saúde, a motivação e o desenvolvimento humano.
Downloads
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.