Saberes docentes para uma pedagogia do sentido na vida

Palavras-chave: saberes do docente; busca de sentido; formação de professores; desenvolvimento profissional; logoterapia

Resumo

Sentido na vida, um aspecto essencial na vida humana, tem sido progressivamente inserido na esfera educativa, mas sem a adequada discussão sobre conhecimentos, habilidades e atitudes específicos necessários para o professor que o ensina. Este artigo apresenta resultados de uma investigação que objetivou identificar saberes docentes necessários para uma pedagogia do sentido na vida. O estudo empregou pesquisa documental de casos de ensino analisados e escritos por dez professores participantes de um curso de formação centrado na pedagogia do sentido na vida. Uma análise temática desses documentos revelou oito saberes docentes fundamentais: 1) considerar a pessoa integral; 2) aguçar a consciência; 3) ensinar a escolher; 4) dialogar; 5) contextualizar o conteúdo curricular com o mundo circundante do estudante; 6) encontrar sentido na docência; 7) ser resiliente; 8) desenvolver-se pessoal e profissionalmente. Esses achados podem orientar a formulação de políticas e programas educacionais que ressaltem a importância do sentido na vida para a saúde, a motivação e o desenvolvimento humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Cerqueira Bastos dos Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

David Moises Barreto dos Santos , Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, Bahia, Brasil.

Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, Bahia, Brasil.

Publicado
16-10-2024
Como Citar
CERQUEIRA BASTOS DOS SANTOS, V.; MOISES BARRETO DOS SANTOS , D. Saberes docentes para uma pedagogia do sentido na vida. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 105, n. 1, p. e5831, 16 out. 2024.
Seção
Estudos