A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais

  • Maria Cavalcante
  • Eveline Ferreira
  • Isabel Carneiro

Abstract

Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica. Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo. Abstract This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation. Keywords: education specialists training; education course; education specialists in companies.

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Published
01-06-2006
How to Cite
CAVALCANTE, M.; FERREIRA, E.; CARNEIRO, I. A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 87, n. 216, 1 Jun. 2006.
Section
Estudos