A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais
Resumen
Discute a reformulação do Curso de Pedagogia a partir de análises acerca da constituição identitária do profissional pedagogo e de suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 52 alunos e 47 egressos do Curso de Pedagogia da UECE e com representantes de sete empresas que admitem pedagogos em seus quadros funcionais. Os resultados apontam novas possibilidades de atuação para o pedagogo, assim como dificuldades comuns à docência a ao trabalho na empresa capitalista. Conclui-se que o delineamento preciso do campo de atuação do pedagogo demanda um aprofundamento da discussão nas IES, considerando as experiências em ambientes escolares e não-escolares, assim como as determinações advindas de legislação específica. Palavras-chave: pedagogia; formação profissional; pedagogo. Abstract This work aims to discuss curriculum renovation in the Education course by analysing professional identity and their possibilities of getting a job. Therefore, semi-structured interviews were performed with 52 students, 47 professionals graduated at UECE and seven representatives of companies, which have education specialists in their staff. The results showed new possibilities of acting for professionals in education, as well as difficulties common to teaching and working in capitalist companies. One concluded that a precise evaluation of field, in which educationalists are working, needs profound discussion within the university, considering experiences in schools and in companies, as well as determinations from specific legislation. Keywords: education specialists training; education course; education specialists in companies.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-06-2006
Cómo citar
CAVALCANTE, M.; FERREIRA, E.; CARNEIRO, I. A prática educacional do pedagogo em espaços formais e não-formais. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 216, 1 jun. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.