Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questão
Abstract
Este artigo objetiva sistematizar contribuições de Edward Thompson às pesquisas educacionais, especialmente as relacionadas à formação de professores. Baseia-se nas proposições da lógica histórica e nas categorias experiência, cultura e classe social, buscando inferir relações e contribuições para o tema em questão. A análise teórica baseou-se em algumas obras de Thompson, em diálogo com outros autores que o tomam como referência. Os resultados apontam a relevância do referencial thompsoniano, sobretudo por salientar que a construção do conhecimento ocorre no diálogo entre teoria e empiria, conduzido pela lógica histórica. Considerando as três categorias analisadas, pode-se conceber a docência como uma construção dialética fundamentada nas experiências vividas na trajetória escolar e profissional docente, em confronto com as contradições presentes na realidade escolar. Nesse contexto, destaca-se a importância de avaliar de que forma as políticas educacionais se materializam no chão da escola, com base em valores, cultura e ideologia vigentes. A pesquisa sobre formação de professores, ao se utilizar desse referencial, pode trazer novas contribuições a esse campo, seja pela valorização do professor como sujeito produtor de saberes e conhecimentos, seja pela compreensão da escola como espaço de formação docente.Downloads
Download data is not yet available.
Published
18-12-2017
How to Cite
MIRA, M.; AKSENEN, E.; CASTEX, L.; MICHALOVICZ, C. Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questão. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 250, 18 Dec. 2017.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.