Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questão

  • Marilia Mira Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Elisângela Aksenen Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Lilian Castex Secretaria Municipal de Educação de Curitiba
  • Cátia Michalovicz Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Resumo

Este artigo objetiva sistematizar contribuições de Edward Thompson às pesquisas educacionais, especialmente as relacionadas à formação de professores. Baseia-se nas proposições da lógica histórica e nas categorias experiência, cultura e classe social, buscando inferir relações e contribuições para o tema em questão. A análise teórica baseou-se em algumas obras de Thompson, em diálogo com outros autores que o tomam como referência. Os resultados apontam a relevância do referencial thompsoniano, sobretudo por salientar que a construção do conhecimento ocorre no diálogo entre teoria e empiria, conduzido pela lógica histórica. Considerando as três categorias analisadas, pode-se conceber a docência como uma construção dialética fundamentada nas experiências vividas na trajetória escolar e profissional docente, em confronto com as contradições presentes na realidade escolar. Nesse contexto, destaca-se a importância de avaliar de que forma as políticas educacionais se materializam no chão da escola, com base em valores, cultura e ideologia vigentes. A pesquisa sobre formação de professores, ao se utilizar desse referencial, pode trazer novas contribuições a esse campo, seja pela valorização do professor como sujeito produtor de saberes e conhecimentos, seja pela compreensão da escola como espaço de formação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
18-12-2017
Como Citar
MIRA, M.; AKSENEN, E.; CASTEX, L.; MICHALOVICZ, C. Edward P. Thompson e a pesquisa em educação: a formação de professores em questão. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 250, 18 dez. 2017.
Seção
Estudos