Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural
Abstract
Este artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil.Downloads
Download data is not yet available.
Published
27-04-2017
How to Cite
MAUÉS, J.; GUEDES-PINTO, A. L. Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 98, n. 248, 27 Apr. 2017.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.