Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural
Resumo
Este artigo apresenta um recorte do projeto A Formação do Professor em Contextos de Hibridização Cultural: Propostas Interventivas de Letramentos na Amazônia Paraense (2015-2016) sobre as práticas de trabalho colaborativas na escola, com o objetivo de contribuir com as reflexões sobre o letramento como uma prática social situada. Para tanto, centra-se em eventos de letramentos na Escola de Ensino Fundamental de Aicaraú –Barcarena, Pará, com o objetivo de focalizar que é possível ensinar e aprender nesse espaço. A metodologia de pesquisa empregada é a etnografia aliada à elaboração de projetos de letramento, ou seja, tomando-se as práticas de escrita voltadas para a as necessidades da cultura local. O arcabouço teórico se fundamenta nas contribuições das áreas de Educação, Linguística Aplicada e dos Estudos de Letramentos na formação do professor, assumindo a palavra como um signo social ideológico. Ao focalizar a compreensão da cultura ribeirinha local mostramos os encaminhamentos instanciados numa escola multisseriada do campo no espaço amazônico, evidenciando a necessidade de atendimento de objetivos imediatos das escolas inseridas nas áreas de impacto dos grandes projetos governamentais providos da década de 1970 no Brasil.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
27-04-2017
Como Citar
MAUÉS, J.; GUEDES-PINTO, A. L. Desafios de propostas interventivas de letramentos na Amazônia paraense: a escola brasileira em contextos de hibridização cultural. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 98, n. 248, 27 abr. 2017.
Edição
Seção
Estudos
A aceitação do artigo implica automaticamente a cessão de seus direitos autorais ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos adota, desde 2016, a licença CC-BY.
A reprodução total ou parcial dos artigos da Revista é permitida desde que citada a fonte de publicação original e o link para a licença CC BY 4.0 e que sejam indicadas eventuais alterações no texto.