O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinível
Abstract
Objetiva investigar, por meio de análise de regressão multinível, o impacto da pobreza no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. Para tanto, foi considerado o percentual de beneficiários do Programa Bolsa Família nas instituições de ensino com Ideb 2009. Na composição do modelo matemático, foi utilizada a metodologia multinível e inseridas variáveis do nível da escola e do município. Depois de considerar o efeito das variáveis dos diferentes níveis, verificou-se um impacto de -0,42 no modelo 1 e -0,29 no modelo 2. Isso significa que a presença de alunos em situação de pobreza tem efeito negativo bastante considerável no Ideb da escola; custo-aluno, população e região também interferem nessa relação. Espera-se que os resultados deste estudo apoiem o enfrentamento da meritocracia e a defesa de mais recursos para a educação.Downloads
Download data is not yet available.
Published
20-08-2013
How to Cite
DUARTE, N. O impacto da pobreza no Ideb: um estudo multinível. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 237, 20 Aug. 2013.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.