Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais

  • Raquel Freitag Universidade Federal de Sergipe
  • Ayane Almeida
  • Mônica Maria Soares Santos

Abstract

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de habilidades de alfabetização e letramento que, assim como outros instrumentos avaliativos, apresenta limitações e incompletudes que podem prejudicar a abrangência dos resultados encontrados. No intuito de colaborar para o aprimoramento desse instrumento, apresentamos a análise de três aspectos relacionados à concepção e elaboração da Provinha Brasil: a avaliação da competência narrativa dos alfabetizandos, o tratamento da variação linguística e a formação do professor alfabetizador.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
20-08-2013
How to Cite
FREITAG, R.; ALMEIDA, A.; SOARES SANTOS, M. M. Contribuições para o aprimoramento da Provinha Brasil enquanto instrumento diagnóstico do nível de alfabetização e letramento nas séries iniciais. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 94, n. 237, 20 Aug. 2013.
Section
Estudos