Ações afirmativas e inclusão regional
a experiência da Universidade Federal do ABC
Abstract
Pretende contribuir para uma reflexão coletiva sobre o tema das ações afirmativas e das cotas no ensino superior brasileiro. A partir do estudo de caso da recém-criada Universidade Federal do ABC (UFABC), o trabalho procura responder se houve, de fato, ampliação e diversificação da base social da educação superior na região metropolitana do ABC Paulista; se houve mudanças institucionais para o recebimento desses novos grupos de estudantes; e se tais mudanças se expressaram no projeto pedagógico da instituição. A curta experiência da UFABC demonstra que a mera adoção do sistema de reserva de vagas (sociais e raciais) não é suficiente para a diversificação da base social do ensino superior, mas pode contribuir para a efetiva promoção de mudanças na estrutura institucional e organizacional das universidades brasileiras.
Downloads
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.