Ações afirmativas e inclusão regional

a experiência da Universidade Federal do ABC

  • Sidney Silva Universidade Federal do ABC
  • Ana Keila Mosca Pinezi Universidade Federal do ABC
  • Artur Zimerman Universidade Federal do ABC

Abstract

Pretende contribuir para uma reflexão coletiva sobre o tema das ações afirmativas e das cotas no ensino superior brasileiro. A partir do estudo de caso da recém-criada Universidade Federal do ABC (UFABC), o trabalho procura responder se houve, de fato, ampliação e diversificação da base social da educação superior na região metropolitana do ABC Paulista; se houve mudanças institucionais para o recebimento desses novos grupos de estudantes; e se tais mudanças se expressaram no projeto pedagógico da instituição. A curta experiência da UFABC demonstra que a mera adoção do sistema de reserva de vagas (sociais e raciais) não é suficiente para a diversificação da base social do ensino superior, mas pode contribuir para a efetiva promoção de mudanças na estrutura institucional e organizacional das universidades brasileiras.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
03-05-2012
How to Cite
SILVA, S.; KEILA MOSCA PINEZI, A.; ZIMERMAN, A. Ações afirmativas e inclusão regional. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 93, n. 233, 3 May 2012.
Section
Estudos