NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NO BRASIL
Abstract
Visando a contribuir para a compreensão da história da formação de professores no Brasil, apresentam-se considerações sobre a formação do professor responsável pela alfabetização de crianças, desde o final do século XIX até os dias atuais, e sua relação com a história da alfabetização em nosso país. Tais considerações decorrem das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa "História do ensino de língua e literatura no Brasil" e têm como referência os diferentes sentidos que, ao longo do período histórico abordado, foram sendo atribuídos ao ensino inicial da leitura e escrita, com os quais se busca relacionar a formação do alfabetizador em três tipos principais de instituições/cursos destinados à formação do professor primárioDownloads
Download data is not yet available.
Published
11-02-2009
How to Cite
LONGO MORTATTI, M. NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NO BRASIL. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 89, n. 223, 11 Feb. 2009.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.