NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NO BRASIL
Resumen
Visando a contribuir para a compreensão da história da formação de professores no Brasil, apresentam-se considerações sobre a formação do professor responsável pela alfabetização de crianças, desde o final do século XIX até os dias atuais, e sua relação com a história da alfabetização em nosso país. Tais considerações decorrem das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa "História do ensino de língua e literatura no Brasil" e têm como referência os diferentes sentidos que, ao longo do período histórico abordado, foram sendo atribuídos ao ensino inicial da leitura e escrita, com os quais se busca relacionar a formação do alfabetizador em três tipos principais de instituições/cursos destinados à formação do professor primárioDescargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
11-02-2009
Cómo citar
LONGO MORTATTI, M. NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR NO BRASIL. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 89, n. 223, 11 feb. 2009.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.