Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis online: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade

  • João Bottentuit Junior Universidade do Minho
  • Clara Coutinho Universidade do Minho

Abstract

Resumo: Uma WebQuest é um modelo extremamente simples e rico para utilizar o potencial educativo da Web, com fundamento na aprendizagem colaborativa e nos processos de investigação para a construção do saber, que conta hoje com milhares de propostas de educadores das mais diversas partes do mundo. No entanto, muitas das WebQuests disponibilizadas online não obedecem a padrões mínimos de qualidade ao nível das componentes e da usabilidade, ou então mais não são do que simples folhas de exercícios ou “WebExercises”. Neste artigo foram recenseadas e analisadas 483 WebQuests em língua portuguesa que estavam disponibilizadas online entre Julho e Outubro de 2007. A avaliação incidiu sobre as componentes e sobre alguns indicadores associados à usabilidade. Os resultados revelam que, no que concerne a componentes, as maiores falhas estão na tarefa, nos recursos e na avaliação e, a nível da usabilidade, a maior falha a assinalar é a ausência do “menu” em muitas dos exemplares analisados. Verificou-se ainda que apenas 41% eram verdadeiras WebQuests, constituindo as restantes simples “WebExercises” com atividades rotineiras que não levam o aluno a tirar partido do potencial da Web para a construção do saber.

Downloads

Download data is not yet available.
Published
16-04-2009
How to Cite
BOTTENTUIT JUNIOR, J.; COUTINHO, C. Análise de WebQuests em língua portuguesa disponíveis online: aspectos relativos à qualidade dos componentes e da usabilidade. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 224, 16 Apr. 2009.
Section
Estudos