O legado de paulo freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores, no Brasil
Abstract
O artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana, durante os anos 90. Discute-se também, nesse texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.Downloads
Download data is not yet available.
Published
16-04-2009
How to Cite
SAUL, A.; SILVA, A. F. O legado de paulo freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores, no Brasil. Brazilian Journal of Pedagogical Studies , v. 90, n. 224, 16 Apr. 2009.
Issue
Section
Estudos
Once their work is accepted for publication, author’s copyrights are automatically relinquished to the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep).
Since 2016, the journal Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP) uses the licence CC-BY.
Partial or total reproduction of the content of this Journal is permitted provided that the original publication is properly referenced, as well as a link to license CC BY 4.0 and to indicate any possible alterations made to the article.