Para além do multiculturalismo: a educação intercultural na Europa

  • Ana Lúcia Valente (UFMS)

Resumen

Apresenta e comenta, em linhas gerais, alguns aspectos presentes na construção da proposta educativa européia que pretende superar a perspectiva do multiculturalismo americano e implementar a educação intercultural. Objetiva-se fornecer subsídios para a apreensão da singularidade do caso brasileiro, numa perspectiva comparada, bem como elementos para o debate e a problematização dos «novos mapas culturais» que vêm sendo estabelecidos, objetos da recente preocupação com a questão das diferenças culturais em estudos acadêmicos e das propostas de sua incorporação aos currículos escolares. Entretanto, as discussões não se esgotam nos estudos sobre o currículo, mas avançam para a compreensão das perspectivas metodológicas que norteiam as propostas de intervenção, uma vez que são expressões diversificadas da tentativa de dominar, na teoria e na prática, os mecanismos explícitos e implícitos que conformam a tendência à globalização inerente ao capitalismo, nesse momento de crise desencadeando manifestações reativas heterogêneas no campo político-cultural. Palavras-Chave: educação intercultural, educação européia, multiculturalismo americano. Abstract In general terms, this text presents and comments on some aspects present in the construction of the European Educational Proposal which aims at surpassing the American multicultural perspective through the implementation of intercultural education. The text aims at furnishing subsidiary material in order to apprehend the singular character of the brazilian case, within a comparative perspective, as well as elements for the debate and problematization of the “new cultural maps” currently being established, objects of recent interest in the question of cultural differences in academic studies and proposals for its incorporation in scholl curriculum. However, discussions do not end with studies on school curriculum; they go further on to an understanding of the methodological perspectives directing the proposals being made, given the fact that these are diversified expressions of the attempt, in theory and practice, to dominate the explicit and implicit mechanisms configuring the tendency towards globalisation inherent in capitalism, in this current moment of crisis that releases heterogeneous reactive manifestations in the politico-cultural area. Keywords: intercultural education, european education, american multiculturalism.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-1998
Cómo citar
VALENTE, A. L. Para além do multiculturalismo: a educação intercultural na Europa. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 79, n. 191, 1 ene. 1998.
Sección
Estudios