Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) na vertente da avaliação do rendimento escolar
Resumen
Focaliza a avaliação educacional no Estado do Ceará, desde as primeiras experiências no fim da década de 70 até a institucionalização do sistema próprio de avaliação do Estado, denominado Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Enfatiza os procedimentos metodológicos adotados nesse sistema de avaliação, bem como alguns resultados e o uso pelas audiências principais. Apresenta, finalmente, reflexões e lições que foram extraídas dessas experiências que possam servir de balizamento para outros sistemas similares de avaliação. Palavras-chave: sistema de avaliação; rendimento escolar; uso de avaliações. Abstract This paper describes educational evaluation in the State of Ceará, from the first experiences at the end of the seventies, to the institutionalization of the State's own evaluation system, called Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). The paper emphasizes the methodological procedures used in the evaluation system, as well as some of the results and its use by the main audiences. The paper also presents thoughts and lessons issued from these experiences that may be useful for other evaluation systems. Keywords: evaluation system, academic performance, use of evaluations.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
PEQUENO, M. I. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) na vertente da avaliação do rendimento escolar. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 197, 1 ene. 2000.
Número
Sección
Evaluación
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.