Avaliação escolar no contexto de novas competências
Resumen
A avaliação educacional, definida como etapa associada ao processo de formulação, implementação e monitoramento das políticas educacionais, é algo recente no Brasil. Hoje, mais do que conteúdos, são avaliadas as competências e habilidades dos alunos. Identificam-se, ainda, os fatores intra e extra-escolares que afetam positiva e negativamente o processo de ensino e aprendizagem. Apesar de todos os esforços empreendidos no aperfeiçoamento dos métodos e instrumentos utilizados na avaliação educacional em diferentes níveis (federal, estadual e municipal), é necessário reconhecer o papel central da escola como agente catalisador de mudanças dos sistemas educacionais. A avaliação interna não pode se restringir à avaliação do desempenho dos alunos, devendo coletar indicadores que permitam acompanhar, aperfeiçoar e reordenar o projeto pedagógico da escola. Nesse contexto, o diálogo envolvendo a avaliação externa e a avaliação interna, integrando alunos, professores e diretores, torna-se indispensável. Palavras-chave: avaliação educacional; avaliação escolar (interna e externa); competências; habilidades. Abstract The educational evaluation, defined as a stage associated with the process of formulation, implementation and monitoring of educational politics, is recent in Brazil. Nowadays, not only content, but also students' competencies and skills are evaluated. Yet, one identifies the internal and external factors, which affect positively and negatively the process of teaching and learning. Despite all efforts made to improve the methods and instruments utilized in the educational evaluation in different levels (federal, state and municipal scopes), it is necessary to recognize the main role of the school acting as a catalytic agent of changes within educational systems. The internal evaluation cannot be restrained to simply evaluating students' performance, yet, it must collect indicators which will allow to monitor, improve and reorder the pedagogical project of the school. In this context, the dialogue involving external and internal evaluations, integrating students, teachers and directors, becomes imperative. Keywords: educational evaluation; school evaluation (internal and external); competencies; skills.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-01-2000
Cómo citar
LOCATELLI, I. Avaliação escolar no contexto de novas competências. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 81, n. 197, 1 ene. 2000.
Número
Sección
Evaluación
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.