A escola: um projeto visando ao ensino interdisciplinar e transversal

  • Hilda Olievira
  • Alberto N. Senapeschi

Resumen

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido com crianças na faixa de sete anos, alunos da 1ª série do ensino fundamental da Escola Estadual "Prof. Bento da Silva César", na periferia de São Carlos (SP). O objetivo do projeto foi trabalhar conteúdos curriculares sem que fossem fragmentados, deixando que a interdisciplinaridade e a transversalidade estivessem presentes durante todo o seu transcorrer. Procurou-se, também, desenvolver nas crianças o gosto pela escola e pelo trabalho. Os alunos estiveram o tempo todo muito motivados, e questões curriculares como alfabetização e leitura, medidas e aritmética, ciências e meio ambiente, desenho e criatividade, artes, trabalho e respeito mútuo, ética e pesquisa estiveram sempre presentes, tratadas dentro da metodologia proposta para o projeto. Palavras-chave: ensino fundamental; interdisciplinaridade; pedagogia por projeto; intertextualidade. Abstract The work here presented was developed with seven-year-old children, primary school students at "Escola Estadual Prof. Bento da Silva César", in suburban São Carlos. The project objective was to work out curricular contents without allowing them to be fragmented, but using interdisciplinarity and transversality during the entire project. It was also aimed that children developed taste in school and work. The students were very motivated during the project and curricular issues as alphabetization and reading, measurements and arithmethics, science and environment, drawing and creativity, arts, work and mutual respect, ethics and research, have always been present, treated in the proposed methodology for this project. Keywords: interdisciplinarity; transdisciplinarity; pedagogy in the project; intertextuality.

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Publicado
01-12-2001
Cómo citar
OLIEVIRA, H.; SENAPESCHI, A. N. A escola: um projeto visando ao ensino interdisciplinar e transversal. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 82, n. 200-01-02, 1 dic. 2001.
Sección
Estudios