Estatísticas dos professores no Brasil
Resumen
Apresenta um diagnóstico geral sobre a situação dos professores da educação básica no País, tendo por base as fontes de dados atualmente existentes. Os indicadores apresentados apontam que, se muito se caminhou na melhoria da qualificação dos professores, muito ainda há que se fazer neste aspecto e, em especial, na melhoria das condições de trabalho e dos salários dos professores e da infra-estrutura das escolas. Palavras-chave: valorização do magistério; escolaridade; mercado de trabalho; condições de trabalho; rendimento médio; políticas públicas. Abstract It presents a general diagnosis about the situation of basic education teachers in the Country, with basis on sources of existent data. The presented indicators point that, if much has been done on the improvement of teachers' qualification, there is still much to do concerning this aspect and, especially, the improvement on their work conditions and on their wages as well as on the infrastructure of schools. Keywords: valorization; education; job market; work conditions; monthly medium revenue; public politics.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2002
Cómo citar
SAMPAIO, C. E. M.; SOUSA, C. P. DE; SANTOS, J. R. S.; PEREIRA, J. V.; REZENDE PINTO, J. M. DE; OLIVEIRA, L. L. N. DE A.; MELLO, M. C. DE; NÉSPOLI, V. Estatísticas dos professores no Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 83, n. 203-04-05, 1 dic. 2002.
Sección
Evaluación
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.