A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil
Resumen
Sustenta que o acesso das escolas às novas tecnologias de informação poderá converter-se num poderoso instrumento para a superação de deficiências crônicas do sistema educacional brasileiro, sobretudo na educação básica. Nesse contexto, o processo educacional deve ser criativo e flexível, propiciando a criação de ambientes de aprendizagem que incorporem as novas tecnologias, colocando-as a serviço da formação de cidadãos críticos e produtivos. A criação desses novos ambientes de aprendizagem e sua ação eficiente exigem não só a implantação de uma infra-estrutura de laboratórios de informática, a utilização da rede mundial de computadores e de aplicativos facilitadores da aprendizagem, mas sobretudo alterações no papel dos principais atores do processo ensino-aprendizagem: a escola, o professor e o aluno. Palavras-chave: inclusão digital; acesso à Internet; escolas; informática na educação; informatização; censo escolar. Abstract This paper discusses that school access to the new information technologies will become a powerful instrument for the overcoming of chronic deficiencies of the Brazilian educational system, above all, in basic education. In this context, the educational process must be creative and flexible, propitiating the creation of learning environment that incorporates the new technologies, placing them in the service of the formation of critical and productive citizens. The creation of these new learning environments and their efficient action demand not only the implantation of an infrastructure of computer science laboratories, the use of the world-wide net of computers and learning applications, but above all, alterations in the role of the main actors of the teaching-learning process: the school, the teacher and the pupil. Keywords: digital inclusion; access to the Internet in schools; pedagogical use of computer science; computerization of schools; school census.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2005
Cómo citar
SAMPAIO, C.; OLIVEIRA, L.; NESPOLI, V. A informática no suporte ao desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem na educação básica no Brasil. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 86, n. 213/214, 1 dic. 2005.
Número
Sección
Estadística
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.