Movimentos sociais do campo e a afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense
Resumen
Analisa a realidade das escolas multisseriadas localizadas na Amazônia paraense, inserindo as particularidades dessas escolas nos desafios mais abrangentes que enfrentam os movimentos sociais populares do campo para afirmar o direito à educação e à vida com dignidade das populações. Socializa os resultados de uma pesquisa que envolveu estudo bibliográfico e documental e entrevistas com estudantes, professores, gestores, pais e lideranças comunitárias, com o objetivo de motivar uma discussão conseqüente com o poder público e a sociedade civil que resulte num compromisso efetivo, por parte desses órgãos e instituições, de incluir em sua agenda política o enfrentamento do abandono e da precarização que caracteriza o processo de escolarização no ensino fundamental ofertado nas escolas multisseriadas. Palavras-chave: educação do campo; movimentos sociais; escolas multisseriadas; políticas educacionais. Abstract This article analyzes the reality of multi-grade schools in the Pará Amazon. It inserts the particularities of these schools within the broader challenges that popular social movements in the countryside face in asserting the right to education and a dignified life for rural people. It shares the results of a research project that employed secondary sources and documents, as well as interviews with students, teachers, administrators, parents and community leaders. The objective is to motivate an important discussion with the State and the civil society, which results in an effective commitment on the part of these organizations and institutions to include in their political agenda an offensive against the abandonment and precarious conditions that characterize the educational process at the elementary level in multi-grade schools. Keywords: countryside education; social movements; multi-grade schools; educational policies.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
HAGE, S. Movimentos sociais do campo e a afirmação do direito à educação: pautando o debate sobre as escolas multisseriadas na Amazônia paraense. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.