O "aluno da escola pública": o que dizem as professoras
Resumen
Apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as representações de “aluno da escola pública” construídas por professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro. Utilizando a abordagem estrutural de Abric, concluiu-se que o núcleo da representação é constituído pelos elementos pobre e aprende a “se virar” sozinho. Cotejando-se estes resultados com os obtidos nas etapas anteriores da pesquisa, observa-se que, para os professores, o aluno tem que aprender a “se virar” sozinho porque é pobre e a pobreza implicaria desagregação familiar e luta pela sobrevivência, impedindo os pais de oferecerem aos filhos a atenção de que necessitam. Dadas todas estas características, esse aluno representaria um desafio para os professores, desafio este que eles se sentem impotentes para enfrentar. Palavras-chave: representações sociais; aluno da escola pública; família e escola; fracasso escolar. Abstract The article presents a research that investigated the representations of the “public school student” constructed by public elementary school teachers of Rio de Janeiro. Using the structural approach proposed by Abric, one concluded that the nucleus of the representation is constituted by the elements poor and learns to make it on his own. Comparing these results with those obtained in the previous steps of the research, it can be observed that, to the teachers, the student has to learn to make it on his own because he is poor and poverty would imply family desegregation and struggle for survival, preventing the parents from providing their children with the attention they need. Given all those characteristics, this student would represent a challenge to the teachers, but this is a challenge they feel they are impotent to cope with. Keywords: social representations; public school student; family and school; school failure.Descargas
La descarga de datos todavía no está disponible.
Publicado
01-12-2006
Cómo citar
MAZZOTTI, A. O "aluno da escola pública": o que dizem as professoras. Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos, v. 87, n. 217, 1 dic. 2006.
Número
Sección
Estudios
La aceptación del artículo implica automáticamente la cesión de sus derechos de autor al Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP).
La Revista Brasileña de Estudios Pedagógicos adopta, desde 2016, la licencia CC-BY.
Se permite la reproducción total o parcial de los artículos de la Revista siempre que se mencione la fuente de la publicación original y el enlace a la licencia CC BY 4.0 y que se indique cualquier cambio en el texto.